Setor de TI tem crescimento de 310% das vagas no último ano

Setor de TI tem crescimento de 310% das vagas no último ano

A pandemia do coronavírus acelerou a transformação digital dentro das empresas e trouxe diversas mudanças que impulsionaram o mercado de tecnologia e ampliaram a busca por profissionais da área. Segundo a GeekHunter, empresa de recrutamento especializada em TI, o número de vagas abertas em Tecnologia cresceu 310% no ano passado e a perspectiva é de um crescimento ainda maior em 2021, indo de contramão a crise de desemprego. 


As vagas preenchidas dobraram entre os anos de 2019 e 2020. A empresa notou, ainda, um aumento de 14,9% no número de empresas ativas na plataforma. As áreas de Desenvolvimento de Software e Data Science estão entre as mais procuradas. 


A explicação para um aumento tão grande é o crescimento repentino na transformação digital, e isso impulsionou ainda mais a demanda por esses profissionais. Apesar de muitas pessoas terem sido dispensadas nos inúmeros setores, a demanda de empregos para desenvolvimento de software é muito forte. 


Empresas de todos os nichos precisaram investir em tecnologia em maior escala para sobreviver e crescer em meio à crise. Para 2021, estudos apontam que cerca de 42% das corporações pretendem aumentar seus recursos destinados a tecnologia. 


Apesar da grande procura, falta mão de obra qualificada no mercado e muitas empresas têm dificuldades para preencher as vagas. Isto porque no Brasil são formados 46 mil profissionais de tecnologia por ano, número inferior a demanda atual que, segundo levantamento da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), deve ser de 420 mil profissionais até 2024.


A alternativa encontrada para o preenchimento de vagas é o aumento no número de cursos superiores na área de tecnologia, refletindo também no número de matrículas. 
Uma das opções ofertadas pela Fadesc Uniasselvi, é o tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, totalmente a distância. Em três anos, o profissional está capacitado para desenvolver atividades de análise de sistemas, modelagem de processo de negócios e de dados, além de projetar sistemas e programação. 


Agrocomputação, Gestão da tecnologia da informação, Segurança da informação, Tecnologia em energias renováveis e Varejo digital, são algumas outras opções ofertadas pela Fadesc em todos os seus polos.